
Treinadores de Jiu Jitsu, Muay Thai, Boxe, Kick Boxing, Karate, Luta Livre e outras artes marciais, batem a cabeça em como melhorar o treinamento, como se aprofundarem e como realmente conseguir trazer valor para seus atletas de forma que os resultados falem por si próprio.
Hoje na verdade tem tanta informação que os treinadores ficam bitolados, viram uma espécie de copia e cola do YouTube, mas não entendem o porque que mesmo copiando posições ou treinamentos de grandes campeões ou não, também não conseguem ver resultado, não conseguem fazer um time campeão e não conseguem fazer ao menos um grande campeão na sua modalidade.
Os treinadores não tem uma estrutura de treinamento, não existe uma base, não existe uma sequência, não existe uma continuidade. Eles não tem confiança se o que fazem realmente vai dar certo na prática e se sentem perdidos muitas das vezes. Mesmo copiando e colando ainda possuem a sensação de nadar e morrer na praia quase que sempre. Na verdade os treinadores usam uma base da vivência do tempo que foi aluno ou atleta. O que ele acha que deu resultado + o que ele copia e cola do YouTube. O que deu certo para você não quer dizer que dará certo para o seu aluno. Eu por exemplo treino meu atletas com apenas 10 a 20% do conhecimento que adquiri ao longo da minha vida como aluno e atleta, os outros 80% foram desenvolvidos.
Infelizmente isso nunca irá trazer resultado, isso nunca irá fazer com que o treinador consiga se tornar um treinador de elite, um treinador respeitado por tornar seus alunos normais em reais campeões. O treinador precisa sair da caixinha que ele vive, onde só consegue olhar o que está na sua frente. Vou mostrar o melhor caminho.
Pra você quem não me conhece, sou Artur Mariano 35 anos no Muay Thai, nos últimos 20 anos me dediquei na maior parte do tempo ao Muay Thai. Ao longo dos últimos 9 anos fiz 9 campeões mundiais na Tailândia, incluindo títulos mundiais dentro do Lumpinne Stadium, sonho de todo lutador de Muay Thai lutar nesse templo. Subi no ringue com atletas em + de 300 lutas como treinador somente na Tailândia. Fora todos os países que levei atletas para lutar no Muay Thai e MMA nos USA, Japão, Russia, Hawaii, Holanda, Kuwait, Mexico, Uruguai, Colombia, Suriname, Indonésia…
Você deve entender que todo treinador de elite tem uma metodologia, uma mentalidade diferenciada, ele sabe o que faz e principalmente sabe que dará resultado. O treinador de elite atua desde a área técnica, estratégica, física e emocional.
Identifica as potencialidades e fraquezas de um atleta e tem ferramentas para ajustar as fraquezas em fortalezas em todas essas áreas. Isso é o que faz um treinador se destacar, chamar atenção, transformar seu time em um grupo de campeões. Você não vai ver um treinador de elite copiando treinamento do YouTube pois sabe que isso não dará resultado. Então se você quer se tornar um treinador de elite deve entender + de estratégia, mentalidade, periodização, técnica e tática. E com esse conjunto colocar as ordens para aplicar a metodologia.
Depois de anos de estudos, viagens, lutas com derrotas e vitórias, comecei a estudar de forma mais profunda desde 2005 mas só em 2011 desenvolvi a metodologia Direcional. A partir daí comecei a mudar completamente os resultados de ringue a nível internacional com atletas iniciados comigo. Já tínhamos resultados consistentes mas quando chegava a nível internacional tínhamos muitos problemas. Me lembro que em 2010 levei para Tailândia como técnico da seleção brasileira de Muay Thai uma equipe de top atletas do Brasil. Foi um festival de derrotas, algumas vergonhosas, e não fizemos nenhum campeão. A partir dali desenvolvi a metodologia direcional que atua em todas as frentes de uma luta, tanto na área física, técnica, tática, estratégica e psicológica . Depois disso os nossos resultados falam por sí próprio.
Se você quer conhecer mais sobre como se tornar um treinador de elite, eu desenvolvi um conteúdo especial, algo que não é mostrado, conheça essa pagina:
Artur Mariano